Gemessen am Aufwand, bietet der portugiesische Instrumentenbauer Joao Pessoa eine Menge fürs Geld, zumal die Instrumente komplett nach Kundenwunsch hergestellt werden. Die Verarbeitung der ausgestellten Stücke ist sichtbar hochklassig, selbst eigene Korpusformen und Neck Shapes werden verwirklicht.

In 

João Pessoa é dos poucos fabricantes de instrumentos de corda do País e está presente em bandas conhecidas, como os Blasted Mechanism

Constrói instrumentos de cordas por medida no seu atelier em Olhão e até já concebeu um em exclusivo para os Blasted Mechanism. João Pessoa é o único luthier (fabricantes de instrumentos de corda) no Algarve e dos poucos existentes em Portugal.

Responsável pelo fabrico de dezenas de guitarras acústicas e eléctricas, baixos, bandolins ou cavaquinhos “made in Algarve”, João Pessoa era ainda adolescente quando construiu a sua primeira guitarra.

Desde há doze anos que é profissional na construção de instrumentos de corda, alguns muito peculiares, como a kalashakra, feita para a banda Blasted Mechanism e que reúne três instrumentos (guitarra, harpa e cítara) num só.

“Não venho de nenhuma família de construtores, tudo o que faço é por observação, ler muito e tentar chegar a uma fórmula que seja funcional”, contou à agência Lusa João Pessoa, fundador da JP Custom Guitars.

Os instrumentos que produz são únicos e feitos à medida do cliente – tendo em conta o seu tamanho, o das suas mãos e a posição em que toca -, sendo que as madeiras que usa, vindas de todo o mundo, são escolhidas a dedo.

Entre os seus clientes, contam-se os Blasted Mechanism, Anjos, Ala dos Namorados ou Las Guitarras Locas.

In dn.pt